Pokemon: Personagens para folha de adesivos

Meu filho de 6 anos agora gosta de Pokemons e pediu para imprimir alguns personagens numa folha adesivada para ele cortar e colar.

Como tive que fazer a montagem antes da impressão, disponibilizo ela aqui, em formato PDF para facilitar o trabalho de quem quiser fazer também. Clique na imagem abaixo para baixar o PDF de duas páginas com os personagens preferidos do meu filho: Continue lendo Pokemon: Personagens para folha de adesivos

Arduino Nano controlando 8 relés via http

Arduino Nano + Módulo Ethernet + Módulo com 8 relés

Informações sobre um projeto pessoal que usa o Arduino Nano para controlar relés. O Arduino recebe os comandos através da rede, usando protocolo http.

Este projeto foi criado para controlar algumas lâmpadas e um inversor que usa como fonte de energia uma bateria estacionária (12V) que é recarregada através de uma placa fotovoltaica (energia solar). Continue lendo Arduino Nano controlando 8 relés via http

Sites de notícias brasileiros (O Globo, Folha de São Paulo, etc..)

Segue uma lista dos principais sites de notícias brasileiros.

Ajude-me a manter esta lista atualizada. Caso identifique que algum link não funciona mais, favor avisar-me através dos comentários.

Principais jornais

Continue lendo Sites de notícias brasileiros (O Globo, Folha de São Paulo, etc..)

Lista de sites: BANCOS (Caixa, Itaú, Bradesco, Santander, …)

Lista de sites dos principais bancos brasileiros:

Caixa Econômica Federal: http://www.caixa.gov.br/
Itaú: https://www.itau.com.br/
Bradesco: https://www.bradesco.com.br/
Banco do Brasil: https://www.bb.com.br/
Santander: https://www.santander.com.br/
HSBC: https://www.hsbc.com.br/

Se você identificar algum link desatualizado, favor me informar através dos comentários para que eu corrija o mais rápido possível.

Driver para Arduino Nano com CH340G

O dólar disparou e chegou o momento que tive que tomar coragem e comprei logo uns 3 Arduinos Nanos chineses no aliexpress bem baratinhos (menos de USD 3.00 cada). O anúncio só alertava o seguinte: ao invés de usar o chip FTDI (FT232) para a USB, ele usa o chip CH340G.

A encomenda chegou muito rápido para os padrões da aduana brasileira. Em duas semanas chegaram a caixinha com os arduinos e um monte de terminais dupont que também comprei para fazer as conexões com outros módulos. Este tempo record deve ter sido também por causa do aumento do dólar que deve ter diminuído muito do trabalho do pessoal da aduana de Curitiba.

Abri a IDE do Arduino, pluguei o nano na USB e… o Windows não reconheceu o nano. Pedia um driver. E agora? Continue lendo Driver para Arduino Nano com CH340G

Horário de verão ainda é útil?

O horário de verão foi criado com a ideia de aproveitar melhor a luz do dia e, com isso, economizar energia para iluminar as ruas e as residências. Segundo o site do Guia dos Curiosos, a ideia é de 1784 para economizar velas. Mas, conforme o Wikipédia, a primeira vez que o horário de verão foi efetivamente decretado foi em 1916, pela Alemanha, para economizar carvão após a primeira guerra mundial. Este post questiona a utilidade do horário de verão agora, 100 anos depois, já que o mundo moderno não usa a energia apenas para iluminação.

Continue lendo Horário de verão ainda é útil?