Tosse que persiste até com antibiótico

(Jul/2012) AVISO: NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.
Este tópico é um “batepapo de sala de espera de consultório”. Não faça automedicação.
Resolvi colocar este aviso, pois, o número de visitas aumentaram muito este mês.
A seção de comentários está cheia de contribuições importantes dos leitores. Agradeço a todos pela intensa participação.


Desde o dia 30/Jan/2012 sofro com uma tosse que parece não ter cura. Já fiz 5 consultas médicas e fui inclusive para um hostpital público na esperança de que um médico concursado tenha mais conhecimento do que estes médicos de plano de saúde que consultam em 5 minutos. Ainda não tive um diagnóstico preciso e nem um tratamento eficaz, mas, hoje encontrei um link que me pareceu muito esclarecedor.

Sintomas:
– Tosse forte com catarro;
– A garganta já fechou umas 4 vezes nestes 15 dias após uma tosse. Fica impossível respirar pela boca. Essa é a hora em que tento manter a calma ir respirando pelo nariz, pois, logo logo a respiração volta ao normal;
– Muita falta de disposição;
– Nem eu e nem minha família consegue dormir por causa das tosses que aumentam muito de noite;
– Não tive febre e a pressão arterial não sofreu alterações;

Remédios receitados que de nada adiantam:
– Cloridato de ambroxol (Mucosolvan) – Expectorante;
– Percof (Levodropropizina) – Também para a tosse;
– Azitromicina – antibiótico;
– Nasonex (mometasona) – Spray Nasal para rinite alérgica;
– Acetilcisteína – Outro expectorante;
– Loritil (loratadina) – Antialérgico;
– Nimesulida – Antiinflamatório;

– A primeira médica que eu fui foi a do meu trabalho (02/Fev/2012) que apenas mediu a febre e a pressão, viu a garganta e não encontrou inflamação e sugeriu discretamente que eu estava fingindo a tosse, talvez para ganhar uma folga no trabalho. Remédio: comprar spray de româ no Mundo Verde e Targifor-C por causa da falta de disposição. Revoltante. Eu com tosse que estava quase virando os meus pulmões ao avesso e muito catarro e a maldita médica me manda uma dessas?
– A segunda médica (03/Fev/2012 – clínica geral) nem olhou direito para a minha cara, consultório lotado, talvez com metas a cumprir, me receitou o Mucosolvan (cloridato de ambroxol) e disse que eu estava muito estressado. A tosse era psicológica.
– Quando já estava quase me convencendo que não tinha nada, tive minha primeira crise de falta de ar (fechamento da glote) na madrugada do dia 04/Fev/2012. Voltei à emergência, mas, dessa vez fui a emergência de um hostital público cujo médico só olhou a minha garganta e não detectou nada de errado. Só trocou o xarope: Agora tomo o Percof (levodropropizina).
– Passei o domingo em casa para ver se algo melhorava e nada!
– Na segunda-feira (06/Fev/2012) fui à consulta de um Otorrinolargingologista que olhou a garganta, ouviu as minhas reclamações (incluindo ao atendimento de outros médicos) e me passou antibiótico Azitromicina e Nasonex (mometasona). Eu tenho a impressão que ele não viu nada na garganta e passou estes rémedios por ‘default’ para atacar alguma possível bactéria ou uma rinite alérgica.
– Com este último tratamento, senti que o catarro mudou de cor antes era espesso e amarelado e agora está espumoso e transparente.
– Estando ainda sem conseguir dormir e nem parar de tossir, na quinta-feira de madrugada fui à emergência do Pasteur. O médico tirou o raio-X do pulmão e disse que estava limpo e ainda havia pouca secreção na garganta e que os antibióticos receitados estavam fazendo efeito. Este receitou-me outro expectorante (acetilcisteina), um anti-alérgico (loritil-loratadina) e nimesulida (antiinflamatório).

Hoje (domingo 12/Fev/2012) o tratamento com antibióticos já terminou e a tosse, apesar de mais fraca e menos persistente, fechou a minha garganta mais uma vez. Fui mais uma vez a internet na esperança de conseguir alguma ajuda e encontrei o link abaixo no qual eu me identifiquei muito com os sintomas dos outros pacientes:

http://www.slogbox.com.br/slog/como+fazer+para+a+minha+garganta+nao+fechar

O post mais esclarecedor foi publicado por Fábio no dia 23/01/2012 às 03:12:38. Ele diz que o problema dele foi causado devido a fungos que se alojaram na laringe e faringe. Amanhã vou novamente realizar uma consulta com um Otorrino com estas informações em mãos. Espero que o médico que me atender leve as minhas reclamações a sério e me indique para o diagnóstico adequado.

Minha principal preocupação é com a falência da saúde no Brasil. Não estou me limitando às instituições públicas (eu fui atendido mais rápido no sábado no posto de saúde do que na sexta-feira num consultório particular). Estou dizendo é sobre a incapacidade dos médicos diagnosticarem algo diferente de virose ou infecção bacteriana.

Espero que este relato ajude mais alguém que esteja sofrendo de tosse como eu. Assim que eu ficar bom eu relato aqui a forma de diagnóstico e como foi o tratamento.

(Nov/2012) Fechei este tópico para novos comentários. Ele estava ficando muito grante e muito lento para carregar em aparelhos com internet via celular.
Abri um novo tópico (clique aqui) para novos comentários e que tem um link para uma reportagem da TV Globo sobre uma tosse com sintomas similares aos relatados neste artigo e aos comentários.

146 thoughts on “Tosse que persiste até com antibiótico”

  1. É pessoal. Depois de tomar a quantidade de remédios que tomei e sem melhoras, procurei meu ex- pediatra. Ele me examinou, e vendo minha laringe bem irritada achou que pudesse ser algo relacionado a traquéia. Me passou SEKI (xarope), mais um antialérgico (zixen), fluimucil e mais nebulização. No primeiro dia de remédio, uma beleza, nenhum evento de tosse. No segundo dia, alguns eventos sem falta de ar. No terceiro dia, aumentou a tosse e no quarto piorou! Após pesquisar mais na internet, e ler o relato de alguns de vcs, percebi algumas coisas! Geralmente tusso após as refeições. Tenho uma ânsia de vômito, mas nada sai. Cheguei a conclusão que existe uma grande probabilidade de ser refluxo, apesar de eu não ter azia. Liguei para o médico e falei o que eu achava, ele me receitou Pantoprazol (20mg) 1 vez pela manhã e motilium de 8 em 8 horas. Vou seguir essa orientação aliado a uma dieta (s/ leite, diminuir a quantidade de alimentos em uma refeição, chocolate, queijo, s/ agua durante a refeição, café e chá preto) até o final de semana. Se não passar vou à uma gastro.

    Melhoras.

  2. Estava sofrendo a quase dois com a garganta e vinha acompanhado o blog na esperança de aparecer alguma sugestão para acabar com esse martírio.

    Tratamentos sem sucesso:
    1) Diclofenaco de Potássio e Flogoral.
    2) Amoxilina tri-hidratada, Ibuprofeno, Acetilcisteina e Cepacaina.
    3) Loratadina e Dioclofenaco Sódico.

    Chá de hortelã, gengibre e própolis de nada ajudaram. Era dor e incomodo durante o dia e dor e secura durante a noite. Para dormir eu deixava uma toalha molhada no quarto que não ajudava em nada. Parei com os medicamentos dia 31/08.

    Na segunda-feira dia 03/09 comprei um umidificador de ar ultrassônico e ionizador, já no segundo dia comecei a sentir menos incomodo e hoje parece que finalmente estou livre da agonia.

    (Outra coisa que tenho feito é uma higiene bucal rigorosa: imediatamente após ingerir qualquer alimento escovo os dentes, faço gargarejo só com água, espirro água na garganta com uma mangueirinha e depois ainda bebo um copo de água. Procuro estar sempre com uma garrafinha de água do lado e tenho evitado comer após as 20:00hs).

    Parece que o umidificador resolveu meu problema, ainda estou com medo, se na semana que vem estiver legal volto a postar. Obrigado pelo blog, um abraço e melhora a todos.

  3. querido… sergio a nistantina oral, precisa ser engolida ou basta fazer o gargarejo?.pois ja tomei todos os remedios aqui postado e os sintomas foram parecidos começou em abril de 2012. E agora me restou uma tosse com pouca secreção seguida de um pigarro que só para qdo sai algo de minha garganta. posso so gargareja??????obrigada fico esperando resposta.

  4. epidemia ja viro isso
    Tenho o mesmo
    onde posso comprar esse Nistatina
    ja tomei te tudo ate natural e nada

    alguem me ajuda ae

  5. ola boa tarde esse poblema esta acontecendo isso comigo a tosse so acontece a mais a noite minha garaganta esta fechando as vezes nam tou conseguindo dormir de jeito nenhum fico sem ar ja fui ao médico e ele passou remedio e nam resolvel nada ja fiz um exame e ele mim disse que o poblema e causado por refluxo,sinto a minha garganta um pouco inchada comum catarro meio espumante por favor alguém pode mim ajudar aguardando alguem mim ajude. onde posso comprar esse remedio nistania?.

  6. Oi Sergio, e a saga continua, ainda tenho episodios de tosse, mas a glote não fecha mais durante a noite, tomei todos os remedios, mas o tempo foi passando e tive melhoras, comprei a nistatina sem receita, e fiz bochechos e depois engoli, ainda faço um pouco de limpeza bucal, mas a garganta continua seca, que pena ler aqui que tem muita gente com os mesmos problemas…mas melhorei muito, espero que vc continue ajudando as pessoas e vamos ver se alguem nos ouve e tente descobrir de fato o que ocorreu conosco, e o que ainda esta por vir….melhoras para todos e eu sei o que estão passando….

  7. Fiquei impressionada com todos os relatos. Também estou com esta tosse. Em agosto tive vários problemas e quando fico nervosa minha imunidade cai. Fiquei gripada uns 15 dias. Meu pulmão e minha garganta doiam. Aí melhorei da gripe e as tosses foram piorando. São crises horrendas de tosse, onde já vomitei várias vezes, choro, fecha a garganta… Sinto-me fraca e cansada, acho que de tanto tossir. Eu sinto nitidamente cócegas no PULMÃO antes de cada crise. A garganta tbem incomoda, mas o que desencadeia a crise é algo no pulmão. Tenho bastante catarro que no início era branco e espesso e agora está amarelo e um pouco menos viscoso. Já tomei 2 frascos de xarope de mucosolvan, e 1 frasco de xarope vibral. Achei que tinha melhorado um pouco, mas há 1 hora atrás tive uma crise fortíssima onde achei que iria morrer. Sinto um forte desânimo em pensar em ir ao médico, pois sei que só vou perder tempo e dinheiro… Li na net sobre o xarope Antux, alguem conhece? Pensei de tentar comprar, será que precisa de receita? Bom, se terei de ir no médico já quero ir com algumas ideias e sugestões. Obrigada!

  8. Meu filho de 7 anos no mesmo sofrimento. Ontem vi sufocado e eu sem poder fazer nada. Pensei q fosse morrer. Tinha dado Cloridrato de Ranitidina tava melhorando até o médico mandar suspender e veio a crise. Dei novamente a dose 10ml e dormiu tranquilo o resto da noite. Já levei no gastro, otorrino e o relato igual ao de muitos aki. Vou procurar um exame de fungos e colher saliva pra fazer exame. Mas os sintomas parece ser de refluxo. Somente a noite, sem catarro, com secreção, pulmões limpos, sem febre nem outro sintoma, apenas tosse com sufocação. Durante o dias raras são as tosses, mas existem. Gosta de ficar jogando deitado de cabeça pra baixo acho q isso contribui. Aproveitar fazer exame de fezes. Médicos do plano atendem no prazo de 15 dias então faço particular q é imediato. É a saúde do Brasil.

  9. voltei pra dizer que depois de todos os remedios, consultas e diagnósticos que não definiram o que eu tinha, desde abril de 2012, o que mais se aproximou fou refluxo gastrico, tosse,engasgo,pigarro,enjoo e azia interminavel e uma seceção esbranquiçada, acontecia sempre que acabava de comer e deitar(REFLUXO GASTRICO).agora depois de 5 meses sofrendo o GASTRO me passou o pantoprazol 40 mg de manha em jejum e 1 antes de dormir. melhorei bastante. nao fechou mais a glote faz muito tempo, o pigarro sumiu, somente a tosse com secreção,porem menos intensa. Ele pediu pra fazer um esquema tomar o pantoprazol nos horários ja relatados e o hidróxio de aluminio uma colher antes das refeiçoes , cafe, almoço e janta.vamos ver se some todo o resto. assim q fizer esse esquema e não melhorar. vou fazer o exame derradeiro HPmetria (um aparelho dentro do nariz que detecta a quantidade de refluxo que tenho).Assim que tiver a melhora volto pra postar. obs: pelos sintomas ele acha que é refluxo!!!!!!! pois ja fui no otorrino, alergista,pneumologista, remedios todos aqui citados e tomados e nada, exames todos normais…ate a endoscopia deu dormal.Ele me passou uma dieta: nao tomar refrigerante, cafe,pimentas, bebidas alcolicas e com gas,chocolate, leite e derivados,comer devagar , deitar 2hs depois com a parte da cabeça mais elevada e dormir de lado. essa dieta é temporária,porém tambem pode servir pro resto da minha vida! volto assim que puder pra dizer o resultado. QUERIA SABER SE O SANDRO MELHOROU DO REFLUXO E COM QUE E COMO? ABRAÇOS A TODOS

  10. Eu comecei com uma tosse horrivel, parecia que em ardia o pulmões e dor nas costas, tinha uma catarro meio amarelado e esverdiado, fui ao médico ele me deu dois xaropes, tomei durante 2 semanas, e alivou a tosse, e o catarro ficou espumoso e parecia q era duro e não saia para fora, trancava na garganta, esse medico disse q podia ser renite alergica. Fui em outro medico e fiz radiografia do pulmão e foi constado que esta limpo, ele disse que podia ser ansiedada. Eu estava tomando rémedio para ansiedada ja fazia dois meses chamado BUP achei que podia ser então reação do remedio pois na bula dizia que podia causa broncoespamo (falta de ar) então parei de tomar esse remedio ja faz uma semana pois é o q leva para sair o efeito. Nesse intervalo de tempo comecei a ter falta de ar que chego a lacrimejar, e meu coração acelera, quando tenho essas crises, procuro ficar calma, o que tem me causando falta de ar, é a coceira na traqueia q parece q vai me matar, sinto o cheiro de tudo e isso me irrita a garganta me causando uma tosse incontrolavel e parecendo que a minha glote fecha e nao consigo respirar nem pela boca e nariz e fico roncando para tentar respirar. Tento me acalmar, pois começo a tremer de nervosa. Constatando eu ja parei de tomar o BUP, e ainda tenho falta de ar! Hoje de noite as 4hrs da madrugada acordei com falta de ar, me acalmei e deitei de volta e o meu nariz entupiu!. Hoje vou comprar Nistatina Oral com a esperança que eu consiga dormir bem, pois faz desde agosto que estou assim. Obrigada! ah e o 3 medico disse pra mim fazer nebulização e não tem adiantado muito.

  11. Sergio, Seu blog é muito interessante, pois achava que estava sozinho nessa…estou a 15 dias com esses sintomas todos…o da Thais representa pela exceção que nao estou tomando nada para ansiedade..minha sugestão é de manter o nariz desentupido…tenho usado Aturgil , pois nos engasgos que fecha a Glote..o importante é se alcalmar e respirar pelo Nariz…..o desespero foi quando o nariz tb entope (mais raramente)……Ja fui em 3 médicos….e o ultimo do Einstein tb receitou remedios para Gastro..ou seja…também acreditando no refluxo….pelos arrotos desagradaveis.depois da tosse que feha a glote…..tb acho…..Corticoides..continuam….como nao custa nada vou tentar o seu remedio Nistatina…se melhorar eu posto…rsssss

  12. Oi Sérgio.
    Há 15 dias meu filho está com o mesmo problema. Nesta madrugada, ele se afogou 4 vezes.
    tomou antibiótico, anti alérgico ,xarope e até bombinha para asma.
    A noite vai chegando e nos vamos ficando com medo de dormir. Vou tentar usar a nestatina. tomara que dê certo!

  13. Olá Sérgio.
    Adorei o blog,e fiquei pasma com tantos relatos desse problema,já tô achando que é uma epidemia,sei lá,o pior é saber que os médicos nunca tem um resultado preciso pra isso.
    Estou entrando em desespero já,comecei com essa tosse em junho,tomei alguns expectorantes e fiquei boa,agora voltou,faz uns 15 dias que estou com essa bendita tosse,com catarro,meu nariz não chegou a entupir,mais acordo na madrugada tossindo muito e com falta de ar,chego a pensar que vou morrer sem ar nenhum,aí aprendi me acalmar,pra meu ar voltar,mais é desesperador,já tomei vários xaropes expectorantes,corticoides,e nada de melhora,tentei homeopatia e nada.amanhã vou no medico,pra ver se encontro alguma solução,já estou ficando com medo que seja alguma coisa grave,vou falar com o medico sobre a nestatina,e se ele não passar,vou comprar por contra própria.
    Gostaria muito que as pessoas que passaram por esse problema voltasse a escrever,relatando se melhoraram,e que medicamentos usaram.
    Boa sorte a todos,e que Deus cure a todos nós.

  14. É! Lendo os infinitos comentários aqui, percebo que temos que dá uma de médico, tb passei por isso tosse com secreção e o médico não descobriu o que eu tinha e olha que eu tenho plano de saúde e o plano tem convênio com os melhores hospitais aqui na minha cidade, mas médicos competentes que é bom… Depois de dois meses doentes resolvi procurar um otorrino que enfim descobriu o que eu tinha, refluxo, tomei remédio predsim mais outro indicado pelo especialista e fiquei boa… A realidade é que temos que passar por vários ,médicos para descobrirmos o que temos.

  15. Olá.so agora pesquisando,a soluçao na internet para a tosse da minha filha ,que descobri este blog,estou desesperada meu bebe de 3 anos esta com tosse a quase um ano ,ja tomou 7 injeçao ,ficou internada tomando antibioticos ,anti alergicos,ja perdi as contas das vezes q ela foi em pronto atendimentos,e nada adiantou,encaminharam para um pneumo,e ele disse que era alergia .q ela vai ter q tomar umas injeçoes,carissimas,q só assim vai curar,ela ,so q não tenho condiçoes de pagar,estou em duvida,pq ele disse q eu tenho q pagar tudo pra ele pq e ele q aplica,as injeçoes,estou precisando de opiniões.no momento ela esté tomando celestamine.alivia mas quando para de dar o remedio a tosse volta,tenho medo de dar antialergico ,direto pra ela.Obrigada

  16. Vilma,tbm tenho uma filha de 3 anos,e a um mês atrás ela tbm estava com os mesmo sintomas da sua,era uma tosse que semrpe ia e voltava,tomava vários medicamentos,aliviava e depois voltava,mais graças a Deus encontrei uma pediatra competente,que receitou 2 medicamentos que foram um santo remedio,minha filha tá curada,e nem precisou de várias injeções que ela havia tomado.
    A pediatra receitou Desloratadina por 7 dias,Prednisilona por 4 dias,fala com a pediatra sobre esses medicamentos,serviu muito pra minha filha,e pode servir pra sua tbm

  17. Olá gente,voltei p contar pra vocês que graças a Deus encontrei uma medica competente que me receitou medicamentos certos para o meu problema.
    Comecei tomar os medicamentos ontem,e hoje,graças a Deus estou bem melhor,o catarro diminuiu muito,assim como a tosse,não sufoquei mais a noite passada,enfim,acho que dessa vez fico boa,graças a Deus.a medica me receitou Azitromicina por 7 dias,Maleato de dexclorfeniramina+betametasona e acetilcisteína por 7 dias tbm.enfim,deu certo,espero que todos que estão com o problema dessa tosse infernal,tbm encontre uma solução.boa sorte a todos,e vamos mantendo contato para ajudar a quem não se curou ainda..
    Deus abençoe vocês..muita saúde p todos nós 😀

  18. Bom dia a todos!
    Meu caso comecou com 1 dia de febre, logo apos veio a tosse seca que durou 1 semana. Descontente e irritado com a mesma consultei um medico que disse que estava com bronquite. O mesmome receitou um xarope expectorante e um bronco dilatador fitoterapico (unckam). Apos o uso minha tosse passou de seca a com muito muco e de cor amarelada. Apos algum tempo surgiu secrecao com sangue e mais tarde uma de cor amarelo ouro, coisa que nunca tinha visto. Atualmente (1 mes apos o tratamento) o muco reduziu mas ainda persiste, mas de cor branca e a tosse continua, mas tambem reduziu. Noto que em alguns dias acordo com a garganta dolorida, e assim que levanto a tosse comeca e vem o muco do nariz e garganta. Passei esses sintomas para a minha esposa e filha, tirei raio x do pulmao e nao tem nada. Noto que em dias frios pioram os sintomas. A fadiga e falta de ar me acompanharam durante mais de mes. Continuo desconfiado que nao foi bem diagnosticado meu caso, mas fiz o tratamento e o mesmo me ajudou a melhorar, mas nao curar totalment.

    Saude a todos!

  19. Boa tarde! Após leitura completa de todos os comentários tmb gostaria de colaborar com meu depoimento.

    A mais ou menos 20 dias meu problema começou como os sintomas de uma simples gripe. Tomei MULTIGRIPE e os sintomas pararam, entretanto ficou uma tosse chata, sem maiores consequencia. Mesmo assim fui a um otorrino e esse me avaliou sem nada, apenas receitou um antiflamatório para acabar com a tosse.

    A tosse não passou, mas mudou de comportamento. Apesar de pouca tosse e em intervalos bem espaçados (diferente de muitos que descreveram seus sintomas), estavam me causando engasgo, e em poucas vezes falta de ar e dificuldade na respiração.

    Acho importante colocar que nunca tive problema respiratório, alergia, algo do gênero, e nunca fui muito “impressionavel” com as coisas.
    Como essa tosse “estranha” não passou, já havia decidido desde sexta-feira (05/10) que iria procurar um otorrino novamente hoje (08/10), mas hoje de madrugada acordei sem conseguir respirar, puxa o ar, e não vem nada, força e mais força, corpo enxarcado de suor, e quando acha que vai perder os sentidos, aos poucos o ar começa a entrar….realmente a sensação é como todos comentam, bem assustadora.

    Prontamente fui consultar no otorrino que me encaminhou a um pneumologista. Expliquei todo o ocorrido, e esse afirmou que não é asma ou outra coisa, e sim secreção que está se alojando na glote, e que acaba fechando a mesma. Tratamento indicado com IEVOFLOXACINO e PREDSIM. Já comecei com a medicação, e segundo o médico posso dormir sossegado que a falta de ar não vai mais ocorrer. Pelos relatos que mais se assemelham ao meu (Rafael Souza 28/08/2012 e FABIO 28/08/2012), não sei se posso ficar tão tranquilo assim, mas vou aguardar para ver.

    Parabens pelo blog, e espero que todos consigam a cura pois passar por isso ou mesmo ver alguem passando por isso é bem dificil.

  20. Bom dia Sérgio e todos os amiguinhos q escreveram aqui! Que idéia maravilhos do seu blog pois estou com o mesmo problema q todos, com uma tosse q sempre vem no inverno só q dessa vez estou com ela desde junho e não passa. Já tomei antilérgicos, já fiz inalação, vários xarope, receitas caseiras, tudo q me falam vou tomando, fiz todos os testes de alergia já que no passado tive asma e não deu nada. Marquei cardiologista e otorrino e estou fazendo os exames. Mas lendo o blog percebo q ou pode ser fungos ou refluxo e depois q eu tiver o resultado dos exames do otorrino vou marcar um gastro. Estou com dores nos pulmões e nas costas de tanto tossir e minha garganta está inchada. Eu já estava apavorada achando q tinha câncer na garganta. Mas depois de ler os depoimentos vejo q não estou sozinha nisso e que tem muita gente com problema parecido.Duro com travesseiro alto pq às vezes engasgo e fico sem ar.Mas sabe percebo q realmente alguns alimentos ajudam a piorar o caso. Eu tomo muito refrigerante e outro dia tomei a noite antes de dorir. Derrepente na madrugada simplesmente eu acordei sem conseguir engolir a saliva, sai correndo até o banheiro e forcei o vômito e arrotei gás do refrigerante.Estou ficando cismada e acho q está na hora de parar de beber refrigerante.Falaram q tomar suco de maçã é bom e comer tbém. Ontem comi e achei q realmente foi bom. Esu ando com uma garrafa de água tbém. Sabe amigos, eu sempre quis ter uma alimentação mais saudável, talvez a vida agora está e empurrando na marra para isso. Muito bom conversar com vcs e vou sempre escrever dizendo se melhorei ou não para ajudar as outras pessoas. Amanhã vou fazer exame de laringotraqueoscopia p/diagnóstico e biópsia e fiz o exame de raio x dos seios da face. Falrei para vcs o resultado depois.Se o otorrino não der nada vou no gastro. Mas antes de ir já vou começar a mudar minha alimentação para ver se melhora também. Assim como o stress causado pelas crises de tosse, medo, ang´sutia de tanto ir aos médicos e nada de solução deixa a gente mas nervoso e só piora as crises de tosse, vou voltar a fazer aula de dança sem muito esforço mais para relaxar, pq me faz bem.E se me aqcalmo e fico feliz, as crises diminuem. Eu percebo se fico nervosa com algué ou alguma coisa tusso mais. Temos q tentar tudo, pq tossir demais começa a afetar outros órgãos do corpo e isso só faz mal.Beijos com carinho em todos q ajudaram com seus depoimentos e um em especial ao criador do blog, obrigada Spergio! Vamos nos falando. Vou ver com minha médica sobre a Nistatina! Léa Moura

  21. oi segio meu nome é ana ,eu tbem estou com uma tosse irritante,minha garganta cossa ,é como se fosse uma tosse alégica mesmo..fui no médico apenas uma vez apesar de estar com tosse a mais de um mês..vou tentar tomar essa nistatina ,mas vc sabe me dizer se vende sem receita?e como eu uso? não pode engolir?..obrigada pela a dica..

  22. Sérgio, é o luiz novamente, fiz o exame(endoscopia) solicitado pelo gastro que apresentou uma gastrite leve, que ocasiona um relfuso, wque causou, uma ]esofagite, isso inflama o esofago e as vezes saiu um catarro que tampa a glote, estou tomando omeprazol e digesan, a 3 dias e não resolve,, não apresentou herniade hiato, porém eles dizem que a endoscopia não é o melhor diagnostico de hernia, pois se esta voltando acido, é que a hernia nao esta fechando corretamente o estomago, e sobe acido para cima.Apresentou h.pillory que causa refluxo tb.

    Provavelmente na segunda o médico vai dar outros remedios….estou a exatos 27 dias…..a noite realmente nos estressa…pois acordo pleo menos 1 vez com o refluxo….e começou a dor de cabeça……se curar com o tratamento do estomago que me falaram que demora uns 40 dias aviso vocÊs….

    Nota: Acredito que a gripe, com os antibioticos, acabaram com meu estoomago e pioraram tudo…..estranho , mas essa e minha conclusão….

    1. Obrigado pelo seu relato Luiz e obrigado por todos os relatos anteriores que eu não consegui responder. Eu leio todos os comentários. Inclusive pra verificar se está dentro do tema, pois, tem algum engraçadinho postando besteiras.

      Melhoras!

  23. Oi Minha filha está com uma tosse já tem uns 10 dias, antes seca agora com secreção, começou com uma virose, com febre depois virou sinusite, segundo o pediatra, agora a tosse que não pára, mesmo tomando antibiótico, xarope, e antialérgico. O que fazer para acabar com a tosse, principalmente à noite e ao acordar.

  24. Ola…. Sou umas das pessoas que estou com uma tosse Terrivel, algumas vezes ameniza mas depois volta de novo, tambem ja vomitei, sinto uma vontade desesperada de coçar a garganta. As vezes sai um catarro meio amarelado.
    Sem ir ao medico tomei xarope de Bisolvon,Cloridrato de Ambroxol e maleato de dexclorfeniramida com betametasona, e nada adiantou, ainda estou com essa tosse, sem contar que as vezes fico com o nariz irritado.
    Nao sei se foi isso mas: Onde eu moro as vezes fica umido e meu quarto na parede ficou com bolor, dai eu fui limpar com uma pano umido.
    De repente fiquei Assim com essa tosse. Vc Acha que pode ser fungo???
    O que seria bom para isso??? Pensei em ir no medico mas todo mundo vai e sempre e a mesma coisa…
    Espero que me ajude!!!!
    Abraços…..Lu

  25. Mais um com uma tosse chata que insiste por mais de 3 semanas, procurando no google sobre o que pode ser me deparei com esse site, bem legal, li todos os comentários e vou deixar minha experiência aqui. A 3 semanas e uns dias comecei com uma tosse seca uma semana depois fui na farmácia e comprei um tal cloridrato de ambroxol tomei a caixa toda e não resolveu nada, tomei uns remédios naturais também e nada, anteontem fui ao médico e ele me receitou alguns remédios, estou tomando? Predsim 5ml 3x ao dia, Azitromicina 1 cp por dia (tomarei 8 cp), Omeprazol um comprimido antes de deitar e Acebrofilina. Depois de começar esse coquetel de remédio achei que no outro dia estarei melhor engano meu, estou é pior não consigo deitar pois começa a crise de tosse, não consigo dormir a noite pois vou tossindo, tossindo, tossindo sem parar. Tomará que depois de mais uns dias de tratamento essa tosse vá embora pois não aguento mais, os músculos do peito e das costas já estão doloridos de tanto tossir.

  26. Seu problema costuma acontecer com a maioria dos brasileiros. Mas não estou falando da garganta. Estou falando dessa mania generalizada de ficar pulando de médico em médico, para não falar de “galho em galho” quando o problema não é resolvido de imediato, na primeira intervenção. Na medicina, muitas, aliás, inúmeras doenças apresentam os mesmos sinais e sintomas e tem a sua história clínica parecida, e existem raciocínios clínicos, tratamentos empíricos, existem organogramas e diretrizes para se chegar a alguns diagnósticos. Algumas doenças, pela frequencia acentuada com que costumam acontecer, são sempre pensadas primeiro, algumas outras tem o chamado diagnóstico por exclusão, ou seja, quando não é nada do que foi pensado anteriormente, pode ser aquela outra doença mais rara e outro grande número está entre essas duas situações… O problema é que quando algo não funciona, a maioria dos brasileiros não retorna ao médico com o seu relato, com a sua experiência (fracassada), ele simplesmente parte para um novo médico que vai começar tudo do zero, novamente, seguindo geralmente o mesmo raciocínio do médico anterior. E como existem muitos medicamentos, mas de classes diferentes, vão simplesmente modificando-os… Isso não deveria acontecer. No Reino Unido, os pacientes sequer procuram um especialista de ante-mão, como aqui. Se for atendido nos moldes da saúde pública, vai ter que ir ao mesmo médico generalista que atende à sua região, até que esse, quando necessário, o encaminhará a um médico especialista em uma ou outra área e este, por sua vez, será o médico que irá acompanhar o desenrolar do caso clínico. É assim que deveria ser. Da próxima vez, com outro problema se for o caso, tente insistir com o médico que lhe atender, retornando e dando o feedback necessário para que ele possa desenvolver o raciocínio clínico e proceder à uma investigação mais criteriosa. Sou estudante de medicina, do oitavo semestre, e lhe digo que essa prática é que é a maior desgraça do sistema de saúde brasileiro. Não coloque a culpa nos médicos que, muitas vezes, pegam casos clínicos em andamento, sem ter feito a devida avaliação inicial e seguimento. Tente só mudar de médico quando perceber que é um mercenário que não está nem aí para a sua saúde, tente encontrar aquele que realmente se importa e insista com ele, você vai perceber que as coisas vão realmente melhorar. Abraço!

    1. Cristiane, infelizmente parece que muitos de seus amigos de profissão, ou recebem pouco, ou tratam as pessoas como “cobaia”. Exemplo, pelos relatos aqui, ficou mais fácil entender o que eu tinha. Nenhum medico faz uma pesquiza, pois precisa atender o paciente no plantão em 15 minutos. Ou seja precisa acabar com a fila, porém atendem mal, sem pesquisar e tentar fazer um atendimento personalizado. Desculpa o desabafo, mas fui no Hospital Nipo/ Hospital Vila Lobos e São Luiz. Realmente procurei meu especialista (Trabalha no Einsten) e esse me indicou o que eu tinha.E me mandou para especialista correto. Ou seja, não adianta voltar em um plantão…..ou esperar que os médicos dos convênios nos atendam como precisamos ser atendidos. Desculpa o desabafo…..Ai as perssoas apelam para os blogs para tentar achar o que tem…..

  27. ESTOU COM OS MESMO SINTOMAS QUE VOCÊ TEVE…MAS MINHA TOSSE NÃO TEM CATARRO….A MINHA TOSSE É CAUSADA POR UM REFLUXO LARINGOFARINGEO….O ÁCIDO DA DIGESTÃO CONSEGUE PASSAR UM POUCO PRA GARGANTA, E COMO É UMA ÁREA MUITO SENSÍVEL COMEÇO A TOSSIR, PRINCIPALMENTE A NOITE, FUI NO OTORRINO QUE ME PASSOU OS SEGUINTES EXAMES: LARINGOSCOPIA( JÁ FIZ), ENDOSCOPIA (JÁ FIZ, ESSE EXAME SÓ É FEITO SE VOCÊ ESTIVER ACOMPANHADO, POIS É UM EXAME QUE É FEITO COM SEDAÇÃO) E RAIO X, SÓ POR QUESTÃO DE DÚVIDA, ESTOU TOMANDO O PANTOPRAZOL 40 MG UMA VEZ AO DIA EM JEJUM E DAQUI A 28 DIAS VOU MUDAR PRO PANTOPRAZOL 20MG DUAS VEZ AO DIA (EM JEJUM PELA MANHÃ E ANTES DO JANTAR) POR 3 MESES E TAMBÉM PERCOF 2 VEZES AO DIA POR 4 DIAS, DAI PERTO DO FIM DO TRATAMENTO OU SE A TOSSE PERSISTIR VOLTAREI NO OTORRINO PRA VER SE MELHOROU O REFLUXO….AAAH! E TAMBÉM A ALIMENTAÇÃO TEM QUE SER CUIDADA, NÃO COMER ALIMENTOS ÁCIDOS (LARANJA, TANGERINA E OUTROS), TROCAR O REFRIGERANTE PELO SUCO ( SE TOMAR JUNTO COM O ALMOÇO, SÓ PODE MEIO COPO E DEVAGAR), TROCAR O CAFÉ PELO CHÁ( MENOS O PRETO E O MATE), EVITAR COMER E LOGO EM SEGUIDA SE DEITAR, TROCAR PÃES,BOLOS E MASSAS POR TORRADAS, ARROZ INTEGRAL E BISCOITOS ÁGUA E SAL, EVITAR FRITURAS E ALIMENTOS INDIGESTOS…..BOM, NÃO SEI SE VOCÊ AINDA ESTÁ COM ESSE PROBLEMA, MESMO NÃO ESTANDO PROCURE VERIFICAR, PREVENIR E MELHOR DO QUE REMEDIAR!!! ESPERO TER AJUDADO!!

  28. adorei todas essas informações , minha filha começou a sentir a gote fechar a 2 semanas depois de uma forte gripe. e eu sinto isso a 10 anos sem nunca ter conseguido a cura.

  29. Sérgio,
    O meu nome é Cláudia , sou alérgica e sempre tive tosse seca no inverno. Ocorre que dessa vez a tosse insuportavelmente não cessa, dá umas crises que quase vomito e o pior a sensação que a glote tá fechando, tá inchada,… Fui no médico, ele nem me examinou , não ouviu os meus pulmões e disse que não tinha nada a fazer de início, somente que eu tomasse o xarope Percof. Voltei animada e naaaaada de melhoras. Li aqui que vc tomou nistatina oral , já comprei e dei início. Assim que vc toma a nistatina parece que anestesia a garganta , mas ainda é cedo para uma melhora, pois iniciei hoje( só tomei 2x).
    Quanto tempo vc tomou a nistatina ? A partir de quantas doses vc já viu os resultados?
    Fico no aguardo, e obrigada por compartilhar,

    1. Oi Cláudia,

      Não lembro bem em quanto tempo a tosse parou. Acho que foi depois de uma semana. Mas eu já senti uma boa melhora nos primeiros três dias. Eu tomei até o vidrinho acabar. acho que durou uma 2 semanas. Só precisei de tormar um vidro apenas.

      Melhoras!

      1. Depois de passar maus momentos sozinho num hotel de madrugada no meio da Selva Amazonica com Tosse seca e estes acessos de completa falta de ar (desesperador). Fui tentar me acalmar na internet e vi este blog. E me deparei com os relatos dos mesmos sintomas, no dia seguinte (mesmo sem consultar a um médico devido a urgência, o que não recomendo a ninguém!) fui direto até uma farmácia e comprei a Nistatina Oral. Usei durante uma semana como recomendado na bula 3x ao dia, mas os sintomas continuaram, passei para um outro anti fúngico na semana seguinte, com o mesmo principio ativo e nada… Retornando de viagem, fui ao otorrino, ele simplesmente falou que isso era normal e era alergia. Fez um exame que monitora a faringe e a laringe e passou três remédios: um spray de própolis, um comprimido e um xarope durante 10 dias Todos para alergia. Mas foi categórico em falar que não era fungo! Ainda estou com a tosse e a falta de ar que assusta… mas estou no meio deste tratamento. Em uma semana espero voltar ao blog para informar se houve melhoras ou não.

        Uma coisa importante… Muita água nessa hora. A unica coisa que fez reduzir de fato os acessos de tosse é água. Bebo água o tempo todo. Ando com uma garrafa de água para todo o lado, inclusive fica ao lado da cama, pois bebo várias vezes durante a noite. Impede que a tosse venha e ainda hidrata.
        Desejo a melhora de todos…

      2. Sérgio,

        Realmente a nistatina melhorou 80% da minha tosse. Infelizmente agora parece que a minha “gripe , virose ou sei lá o quê, evoluiu para uma sinusite, vou amanhã novamente ao médico para verificar…
        Obrigada pela ajuda da nistatina, pois a tosse era avassaladora!!!

  30. olá,estou com essa tossi a 2meses,fiz tratamento para rinite pq a médica disse q era rinite,mais de nada adiantou,estou ficando trancada sem sair por causa da tossi,fico com muita vergonha,incomodo bastante meu marido na hora em q vou me deitar,voltei lá na medica e ela me passou um xarope,mais não resolveu,vou outra vez pra ver se ela muda o tratamento, vou falar desse remedio nistatina,e mesmo q ela não receite eu vou comprar,

  31. Sérgio, muito obrigado pelo seu post!!!!! Tava desesperado!! r.sr.r. Incrível como meus sintomas são identicos aos seus! há 17 dias estou com coçeira na garganta que gera uma fortíssima tosse que produz secreção branca (nada demais)!!! De uma semana pra cá, as tosses são tão fortes que por vezes fecha minha garganta (não sei se a glote) e eu fico sem respirar por alguns segundos e qdo volto estou com os olhos lacrimejantes e sem voz (mas logo passa)! por vezes tusso com tanta força que fico tonto ao ponto de escurecer a vista ou de dar ansia de vomito!! já fui a 2 medicos, que me receitaram xarope e anti-alérgico, mas de nada adiantou. Acho que meu caso é identeico ao seu (proveniente de fungos e bactérias alojados na garganta ou laringe). Vou tentar amanhã a medicação que lhe curou:Niastina oral (gargarejo 3 vezes ao dia) e nsorex spray!
    Mais uma vez agradeço vc ter compartilhado seu caso e ter trazido a debate uma situação que penso afligir muita gente!!
    Abç.

  32. Eu venho sofrendo com essa tosse ja faz uns tres anos . E sempre é a mesma coisa , fico doente (apresento febre , dor no corpo) e a bendita tosse seca sem catarro e sem fechar a garganta aparee. A febre passa mas a bendita da tosse fica, e aí amigo………são dois a tres meses de tosse seca que não cura com os remedios do medico( remediio para refluxo, corticoido,xarope,antialergico,azitromicina), e quando ela passa , passa sozinha. E novamente semana passada tive uma febre e a tal da tosse voltou , não sei o que fazer , ja fui em todos os medicos . Se alguem tiver uma situação parecida e conseguiu resolver avise por favor

    1. Francisco,
      Tenta a nistatina oral . O Sérgio postou , eu segui a informação e melhorei a tosse.
      Só quem tem essa tosse é que sabe o sofrimento que é.

      Melhoras,

      Cláudia

      1. Bom fiz um tratamento de 8 dias com azitromicina, 5 dias de predsim e uns xaropes e minha tosse ainda persiste, eu fico bem a maior parte do dia mas de vez em quando me da uma “coceira” na garganta e disparo a tossir isso acontece mais pela manhã e pela noite antes de dormir. Acho que vou tomar essa Nistatina sem consultar meu médico mesmo pois ele é “bom” mas é um grosso, ele mal fala o que você tem nas consultas, eu pergunto as coisas pra ele e ele nem responde –‘ Será que tem algum perigo usar essa Nistatina?

  33. Eu estava de férias e voltei de viagem essa semana. Li todos os comentários durante esse tempo e agradeço a todos pelas informações valiosas que vocês compartilham e pelos elogios. Parece que a tosse está cada vez mais comum, pois, só este post, recebe quase 200 visitas por dia.

    Falei das férias por causa que assisti um programa de televisão chamado “Bem Estar” no dia 22 de Outubro de 2012 que falava sobre uma crise de tosses que está muito comum no Brasil. A causa? Coqueluche.

    Fiz um novo post com o link deste programa. Clique aqui. É impressionante como os sintomas são parecidos com o que tivemos.

    O bom também de criar um novo post é que este aqui já tem muitos comentários e está ficando difícil e demorado carregar a página, principalmente para quem usa internet pelo celular. Então amigos, para novos comentários, usem esse link que eu passei aqui.

    Melhoras!

  34. Pingback: 楽天 靴

Comments are closed.