7 Dias de Agonia (O Encalhe)


Conversando com uns amigos lembrei de um filme que vi a alguns anos (por volta de 2004?) na TV Brasil, ou talvez ainda fosse TVE do Rio de Janeiro. Pesquisando no google, descobri que o título do filme é “7 Dias de Agonia (O Encalhe)”.

Gostaria muito de rever este filme. É uma produção nacional antiga (1982) e não sei onde posso encontrá-lo. Se alguém tiver alguma dica, deixe um comentário abaixo.

Cartaz do filme "7 dias de agonia".

Quando vi o programa no canal 2 (acho que ainda era TVE), havia um debate antes ou após de cada comercial com atores e pessoas ligadas ao cinema sobre o filme. No final, o debate chegaria as conclusões.

Conforme este debate, este filme é um retrato do Brasil na época final da ditadura e tem inúmeras mensagens subliminares. Os caminhoneiros representam o povo. O carro com o Padre e as Freiras, a Igreja. O Homem, seu motorista e seu cavalo, os ricos. As interações entre estas “classes” fazem paródia com o Brasil da época. Lembro da passagem que representa a queda do poder da “Igreja” em controlar o “povo” na cena das prostitutas. A estrela solitária que aparece no final dando esperança aos atolados, representa o PT.

É um grande filme brasileiro que não ficou famoso. Fiquei com vontade de assistir novamente.


BTW, Arrumei o cartaz acima no site: http://bancodeconteudos.org.br/cartazes. Gostei muito desta coleção virtual de cartazes de filmes nacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.