Coqueluche causa crises de Tosse (TV GLOBO)

Pessoal,

Estava de férias e voltei de viagem essa semana. Assitir televisão durante o dia é uma raridade para mim. Isso só ocorre nas férias mesmo e, por isso, eu assisti pela primeira vez um programa da Globo chamado “Bem Estar”. O tema daquele dia (22/Outubro/2012) foi coqueluche.

Não conhecia direito a coqueluche e como eu percebia que teve muita gente relatando casos com crianças (inclusive pequenas) resolvi escrever este post e passar o link para uma reportagem que contém vídeos sobre este programa.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/10/coqueluche-provoca-tosse-seca-e-vacina-e-melhor-maneira-de-prevenir.html – Não leia somente a reportagem. Clique no vídeo para assistir o programa e o relato do médico.

Fiquei impressionado que os sintomas da coqueluche são os mesmos que eu e a maioria dos comentaristas relataram num outro post. Muita tosse, falta de ar, meses tossindo, etc..

O médico da reportagem confirma que, depois que pega, o antibiótico não funciona. E confirma também que os sintomas são do resfriado e que quando se procura o médico acaba recebendo o diagnóstico errôneo de “virose”.

A reportagem afirma que os casos de coqueluche estão muito comuns por todo o Brasil.

Ao entrar no link acima é importante clicar no vídeo para assitir o programa. O tema da coqueluche vem depois de uma pesquisa que eles fizeram sobre bactérias em panos de prato da cozinha. Vale a pena assistir o programa inteiro. Ele está muito interessante.

Melhoras!

233 thoughts on “Coqueluche causa crises de Tosse (TV GLOBO)”

  1. pleno mes de setembro de 2017, e tive os mesmos sintomas, fui ao médico e diagnóstico, coqueluche, como ja estava com tosse e falta de ar quando a garganta fechava, tomei o antibiótico receitado, porém o médico me informou que quando começa a falta de ar o antibiótico não fará mais efeito, porém evita o contágio, e me disse que está tendo um surto de coqueluche no Brasil, ja vai para o segundo mes com a tosse que pode durar ate três meses, uma dica para a falta de ar, produzir saliva e engolir isso abre a garganta so ir engolindo e quando sentir que abriu ai pode puchar o ar.

  2. Ve sobre sinusite, eu fiquei assim em agosto, mais como demorei a perceber o que era ela agravou e não adiantou tomar o azitromicina é um antibiótico fraco tive que tomar o clavulin que é mais forte e que me ajudou, fora um corticoide e o loratadina, é horrivel quando a garganta fecha mais a sinusite faz isso, quando começa com uma tosse que piora quando vc deita é sinusite, fiquei uns 10 dias dormindo sentada até finalmente estar curada e deitar novamente. Espero ter ajudado

  3. Olá!!
    Estou há uma semana assim, com uma tosse seca e incontrolável que me ataca principalmente depois de comer algo a noite e quando vou dormir. Aliás, aqui em casa ninguém mais sabe o que é dormir direito. Toda noite a mesma coisa: deito (mesmo com três travesseiros), a tosse vem, me entupo de água, a tosse continua, vou ao banheiro urinar (de tanta água que tomo), me mudo de quarto, a tosse permanece, me distraio mexendo no celular, mais tosse, mais água, até que, finalmente, adormeço (lá pelas 3h da manhã). Às vezes me dá até vontade de chorar, pois quero parar de tossir e não consigo. Depois de 3 dias fui até o hospital. Raio-x do pulmão: ok! (Ufa!) Fiz nebulização, me deram tylatil injetável e a médica me receitou medicamentos já citados aqui:
    -acetilcisteína (não faz sentido, pois minha tosse é seca);
    -loratadina (é um antialérgico que já estou acostumada a tomar por causa da rinite en eu já estava tomando);
    -nimesulida (também não entendi).
    A médica me disse que era uma gripe forte que estava querendo me dar é, por causa da minha sinusite, fiquei assim 😨
    Tomei os remédios nos horários certinhos por dois dias e nada de perceber melhora. Pelo contrário! Aí lembrei que a mãe de um aluno meu é médica e decidi me abrir para ela. Expliquei tudo exatamente como estava acontecendo e ela me falou para comprar apenas um corticóide chamado prednisolona 3mg/ml. Ela disse que posso tomar 15ml por dia durante 5 dias. Arrisquei! Larguei os três medicamentos receitados pela primeira médica e parti para o corticóide. Essa foi minha primeira noite após tomá-lo. Tossi bastante quando fui deitar, porém durou menos tempo que de costume. Lembro de ter olhado as horas pela última vez as 23:55 é só acordei às 06:00 com o despertador. Estou confiante!!!!

      1. Estou tão feliz!!!! Em três dias tomando o corticóide já percebi uma melhora significativa. Tomei por cinco dias e não sei mais o que é tosse. Um efeito colateral que me incomodou bastante foi as milhares deles idas ao banheiro, inclusive nas madrugadas. Muuuuuuuito xixi. Me percebi um pouco inchada, também. Apenas isso. Mas valeu muito a pena. Eu recomendo e a partir de hoje não vou mais ter vergonha de falar com a mãe do meu aluno hehehe

      1. Oiii, sim! Eu ficava rouca pela manhã e sentia dor na garganta e cabeça, devido a tosse mesmo. Durante o dia ia passando.

    1. Sim. A médica disse que era para tomar apenas por cinco dias, pois com corticóide não se”brinca” né. Foram apenas cinco dias e que já me ajudaram bastante.

  4. Comigo aconteceu bem similar, mas eu haviatido uma gripe curei mas atosse permaneceu por dois meses procurei o medico e pediu uma tomografia resultado cancer de pulmao feito a Cirurgia de Pulmão sai como nunca tivesse passado perto de um hospital 40 dias depois gripei novamente, curei a gripe e novamente a maldita tosse ficou desde julho 2017 fui no Pneumologista, Otorrinolaringologista Clinico geral que passaram varios xaropes bombas de spray e nada de acalmar a tosse estava com tanta dor nos pulmões de tanto tossir que resolvi tomar TORSILAX a tosse parou mas fui informado que não se deve tomar por varios dias parei a tosse voltou tomei NIMESULIDA a tosse parou mas tambem não pode tomar por muitos dias não sei o que fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.