Arduino Nano controlando 8 relés via http

Arduino Nano + Módulo Ethernet + Módulo com 8 relés

Informações sobre um projeto pessoal que usa o Arduino Nano para controlar relés. O Arduino recebe os comandos através da rede, usando protocolo http.

Este projeto foi criado para controlar algumas lâmpadas e um inversor que usa como fonte de energia uma bateria estacionária (12V) que é recarregada através de uma placa fotovoltaica (energia solar).

Assista o vídeo para ver uma demonstração:

Hardware utilizado:
– Arduino Nano
– 8 Channel Relay Module (12V)
– ENC28J60 Ethernet Module

O código-fonte está disponível no github: WebRelay8

Modifiquei um software a partir de uma versão já pronta e disponível no site do arduino (link para o NanoWebRelay8).

Use os comentários para qualquer dúvida ou informação.

6 thoughts on “Arduino Nano controlando 8 relés via http”

  1. OLÁ AMIGO SE POSSÍVEL PODIA DISPONIBILIZAR A FORMA DE COMO FAZER ESSA CONFIGURAÇÃO DE INTERNET EM UM VÍDEO ( COMO FAZER ESSA COMUNICAÇÃO ENTRE OS 2)! OBRIGADO!

    1. Não sei se entendi exatamente o pedido. A única configuração feita é o endereço IP do Arduíno, que na minha rede local foi 192.168.1.20. Por isso, apenas digitei no browser “http://192.168.1.20/” (só funciona na minha rede local) e o arduíno, através do módulo ethernet, reconheceu a requisição GET (protocolo HTTP) e enviou uma página HTML (com bastante JavaScript) para o browser. O JavaScript do HTML, por sua vez, faz uma requisição AJAX (GET também) para o Arduíno para saber quantos relés têm e qual o estado deles (resposta no formato JSON). Quando eu clico em um dos botões no browser, o JavaScript faz outra requisição AJAX (POST method) para mudar o status de um relé e recebe os status de todos os relés como resposta. Veja que a comunicação depende muito mais de conhecimento sobre desenvolvimento web (HTTP, HTML, javascript, ajax, json, …) do que sobre programação para Arduíno. Se você tiver alguma dúvida mais específica, talvez eu possa ajudar melhor, pois, programação web é uma matéria demasiada extensa e eu precisaria de fazer uma boa pesquisa e eu levaria muito tempo para produzir um vídeo realmente de qualidade. Espero ter te ajudado com as palavras chaves para você começar uma pesquisa sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.